Hoje temos uma invasão super especial aqui no blog da minha amiga e cozinheira de mão cheia Julia Matta. Recentemente ela fez uma viagem gastronômica para a Indonésia e veio aqui contar um pouquinho para a gente:

Olá, meu nome é Julia, sou personal chef especializada em alimentação saudável e plant based, trabalho com elaboração de menus personalizados, eventos e aulas particulares. Sou apaixonada por conhecer novas culturas através da comida, por isso sempre busco novas experiências de trabalho e estudo ao redor do mundo.

Hoje vim contar para vocês um pouco da minha experiência em Bali, na Indonésia. Um paraíso principalmente para amantes da culinária saudável e vegana. Além da cultura do surf, Bali também é conhecida por lugares incríveis para se praticar yoga e é repleta de restaurantes e cafés saudáveis maravilhosos.

Minha experiência começou no restaurante vegano Alkaline, que fica dentro do Serenity, uma Eco Guest House e escola de yoga na praia de Canggu. Além de vegano, o restaurante é orgânico e utiliza ingredientes plantados no sistema de permacultura, na própria pousada.

Lá meu trabalho foi ajuda-los a melhorar o menu e seus pratos, o que foi uma oportunidade incrível de colaborar e conhecer mais sobre esse lugar maravilhoso. Super recomendação de hospedagem com aulas de yoga em Canggu!

A segunda parte da viagem foi focada em fazer cursos de culinária e experimentar ao máximo a cultura e os ingredientes nativos. Viajando por Bali percebi o quanto a culinária local é “vegan friendly” e nutritiva, já que as proteínas de soja, principalmente o Tofu e o Tempê, leite de coco e óleos crus vegetais são ingredientes muito tradicionais na culinária Indonésia.

Outro fato interessante é que visitei muitos mercados por toda a ilha e as frutas, legumes e folhas são em grande parte orgânicos e muito frescos. A presença de raízes, pimentas locais e alimentos fermentados constrói o sabor característico da cozinha indonésia: doce, salgado, ácido, apimentado e fresco.

Quero compartilhar com vocês uma receitinha muito fácil e que me salvou muito durante a viagem: Jamu shot de Cúrcuma.

Os Jamu shots são tônicos naturais, utilizados como remédios há milhares de anos na Indonésia, em uma medicina local que lembra um pouco a Ayurveda. São feitos a partir de ingredientes naturais, incluindo

raízes, casca, flores, sementes, folhas e frutos, variando de acordo com o tratamento.

Super comum em cafés e restaurantes em Bali, o Jamu de açafrão é um dos mais comuns e fáceis de fazer. Uma cozinheira balinesa me contou que as mulheres tradicionalmente bebem duas ou três vezes por semana para a beleza, e os homens a misturam com a gema de ovo crua para força.

INGREDIENTES

125 g de raiz de cúrcuma fresca (cerca de 3/4 xícara, picada)

20 g de raiz de gengibre fresco, (um pedaço grande tamanho do dedo)

2-4 colheres de sopa de suco de limão fresco

1-2 colheres de sopa de mel, (para vegano subs por melado ou adoçante de sua escolha)

Limpe e descasque a cúrcuma para remover qualquer pele solta ou manchinhas. Coloque no liquidificador com a raiz de gengibre em fatias e 4 xícaras de água. Bata até ficar homogêneo. Despeje a mistura em uma panela e cozinhe por 20 minutos. Retire do fogo e adicione o suco de limão e mel a gosto. Passe por uma peneira bem fina ou saco coador de leite vegetal/suco verde, coloque em uma garrafa de vidro ou um frasco e mantenha na geladeira.

Para quem ficou interessado pelo trabalho dela, já segue no Instagram @juliam.cozinhanatural