A milenar receita de missô, pasta de soja fermentada, agora ganha uma nova versão. O Missô Origem faz o mesmo processo, mas utilizam o grão de bico como matéria prima, sendo este orgânico, agroecológico e da melhor qualidade.

A origem dos microorganismo para a fermentação deste missô vem de uma tradição japonesa onde as famílias tem cultivado o fermento há mais de 1000 anos. Após os meses de maturação, o produto é embalado sem adulteração química ou térmica, mantendo a atividade natural de microorganismos benéficos e enzimas, logo, ele irá continuar vivo e maturando dentro da geladeira da sua casa, por esse motivo podem se formar bolhas ou a cor pode se alterar, o que é sinal de que o alimento continua se melhorando. A avó da família, dona Toshiko Yamaçake, costumava dizer que “quanto mais velho, melhor!”

No Japão mais de 70% da população consome missô diariamente, e muitos pela manhã, como o cafezinho no Brasil. Hoje a gente escuta sobre a longevidade dos japoneses, e já temos mais de 100 anos de pesquisas científicas estudando os enormes benefícios desse alimento,  que já vem sendo consumido há pelo menos 1300 anos.

Por conter probióticos, o missô nos ajuda em vários aspectos da saúde, como: melhora a digestão e a função imunológica; diminui a incidência de alergias; melhora a saúde cognitiva; diminui o risco para obesidade; contribui para a regulação de humor; diminui a pressão sanguínea; ajuda na prevenção do câncer porque contém enzimas antioxidantes que contribuem para minimizar os efeitos da radiação no corpo – estudos após a bomba de Hiroshima mostraram que as pessoas que consumiam missô diariamente tinham maior resistência à radiação; contribui para limpeza de toxinas relativas ao fumo e à poluição do ar e por fim, é uma ótima fonte de nutrientes como cobre, magnésio, vitamina K e aminoácidos.

Os japoneses começaram a guardar as “sementes de fermentação” dos melhores missôs, selecionados de geração em geração há mais de mil anos. E hoje é possível receber essas colônias dessa tradição de origem familiar quando comer um missô que use essas “sementes”, como faz o Missô Origem.

 

E o melhor de tudo é que eles são nossos parceiros na plataforma de cardápios inteligentes (https://cardapios.patriciahelu.com/), em que os assinantes ganham 10% de desconto nos seus produtos.

Para mais informações acesse o site deles:

https://missoorigem.com.br/

ou o Instagram: @missoorigem