Continuando o tour gastronômico pela Europa,  vou contar um pouquinho sobre as delícias de Berlim.

Fui no ano passado e gostei tanto que voltei esse ano!

Fiquei novamente em Prenzlaueberg, um bairro não muito conhecido pelos turistas que para mim é a melhor localização. Calmo e ao mesmo tempo cheio de vida rodeado de restaurantes charmosinhos, cafés, lojas e bastante natureza. 

Vou contar para vocês sobre alguns lugares que fui e quem tiver a oportunidade de provar algum deles, depois me conta o que achou.
E ahh, no final de agosto rola festival de café por toda a cidade, para os amantes de café vale o programa!
 
Cookies Cream – O MELHOR DE TODOS! Sério!

Legal reservar com antecedência, Ele está como um dos meus restaurantes favoritos da vida. Fui ano passado e comi pratos incríveis, na verdade o cardápio inteiro rsrs.  O restaurante é mega charmoso, os drinks são ótimos e a comida maravilhosa, eles inclusive tem uma estrela Michelin.

Barbucha Kombucha – Super recomendo, lojinha e restaurante de fermentados e kombuchas, tem mais de 20 kombuchas feitas na casa, e os donos estão sempre por lá trocando ensinamentos. Sempre rola cursos e eles também dão consultorias para restaurantes.

P&T Paper and Tea – Para quem gosta de chás, paradinha imperdível! Todos os acessórios e tipos de chás. Não deixem de levar o Matchá de lá que é especial.

Frea – restaurante zero lixo, muito legal a proposta e comida muito boa. Cardápio bem enxuto com prato do dia mas acho que vale a parada.

Veganz – mercado vegano com produtos maravilhosos,  abre um horizonte sem fim de possibilidades, tem até atum e pato vegano. A visita vale não só para os veganos pois tem muita coisa legal para comprar por lá. Tem vários pela cidade e em cima de um deles tem um restaurante chamado, THE BOWL. Achei a comida bem ok, mas quem estiver com fome e pelas redondezas pode ser uma opção para almoço.

Daluma – restaurante gostosinho com ambiente super agradável, acho uma opção legal para almoço. Quem quiser fazer um dia de detox eles tem kits detox por lá também! 

HOMMUS & Friends: Restaurante que tem uma área externa que dá para uma vila charmosa, gostosinho para um almoço também!
 
Katz Orange – Restaurante super gostoso e agradável com uma área externa linda, uma boa opção para drinks final de tarde ou para um jantar.
Panama Restaurant & Bar – restaurante pequeno e charmoso, muito gostoso e com ótimos drinks. Mais uma opção legal para jantar, veganos e não veganos.

Cecconis – restaurante italiano tradicional pela Europa.

No Fire no Glory – restaurante/café gostoso para tomar um café da manhã ou para um almocinho.

Tribeca Ice Cream – sorveteria vegana deliciosa e com opção de casquinha sem glúten.

No Milk Today – cantinho charmoso com cafés, chás, chocolate quente e várias bebidas deliciosas. Vale a parada se estiver pelas redondezas.

Concierge – café maravilhoso.

Markthalle Neun – mercadão de food truck com muitas opções veganas e não veganas. Rola toda quinta feira e acho super legal conhecer.

Funk You Natural Food – restaurante muito gostoso, como uma tortilha com muzzarela vegana, tomate, avocado, hummus de açafrão e molho de tomate picante.

Simila  – Pizza sem glúten gostosinha, ambiente não é muito agradável para ficar, vale retirar e comer em casa ou no parque.

Refinery – ótima opção para brunch e cafés.

Kojuterie – Brasileiro que fez uma marca de queijos veganos incrível e super artesanais. Tem camembert, bluecheese e muitas outras opções. Atualmente eles vendem em uma feira que rola toda sexta feira chamada Winterfeldtplatz.

Five Elephant Coffee & Cake – café deliciosos e mega charmoso.

Padaria AERA – com pães sem glúten de fermentação natural.

Beyond meat, barraquinha no  Winterfeldtplatz (mesmo lugar dos queijos veganos) . Comi um currywurst (prato tradicional alemão com salsicha) vegano – MELHOR salsicha vegana que já provei (foto ao lado).

 

A última dica é sobre uma loja que descobri chamada Ecoalf. TODAS as roupas deles são feitas de plástico retirado dos oceanos e que são transformados em tecido. DEMAIS né? Cada vez mais o mundo tá mudando para melhor <3 .

Para quem quiser conferir mais sobre os pratos que comi na viagem, vai lá no meu Instagram @patriciahelu e assiste os destaques dos stories.