Você sabia que existem classificações para as vitaminas? Sim, elas não têm funções e propriedades fisico-químicas iguais, mas se agrupam. Fazendo uma analogia simples — você pode ter primos ou primas que são bastante parecidos fisicamente, mas não são iguais a você, certo? No entanto, todos pertencem à mesma família. Com as vitaminas é assim também. Podem ser similares mas não iguais.

As vitaminas são moléculas que nosso organismo necessita, em pequenas quantidades, para regular os processos metabólicos dele. Escutamos tanto falar da importância de se ter uma alimentação diversificada e rica em frutas, legumes e verduras, não é mesmo? Estes alimentos são grandíssimas fontes de vitaminas! Temos que consumí-los diariamente, sim!

Mas então vamos às classificações: Temos duas grandes famílias de vitaminas: as lipossolúveis (solúveis em gordura) e as hidrossolúveis (solúveis em água). No primeiro grupo temos as vitaminas A, D, E e K; e no segundo, as vitaminas do complexo B, por exemplo. Mas oras, porque isso é importante? Veja, se uma vitamina é solúvel apenas em gordura, concorda que temos que ingerí-la junto com um alimento-fonte para ela ser absorvida? Um exemplo clássico: suplementação de Vitamina D. Muita gente que ingere esta vitamina em forma de suplemento não se atenta ao fato de que ela precisa ser ingerida junto com uma fonte de gordura boa!! Coloque-a junto com seu almoço ou jantar onde o tempero da sua salada foi com azeite de oliva, por exemplo; ou consuma algumas castanhas junto com a suplementação. Caso contrário, você estará desperdiçando seu suplemento! Estão percebendo como isso é simples mas essencial para nosso metabolismo funcionar?

As vitaminas do compelxo B, no entanto, como são solúveis em água, podem ser consumidas com um copão de água pela manhã, por exemplo.

De qualquer forma, eu sempre ressalto que qualquer suplementação deve ser prescrita por um profissional de saúde capacitado. Nunca tomem suplementações sem orientação, combinado?

Comam bem para ter saúde!

 

  • Texto escrito pela nossa colunista e nutricionista Ana Murbach, para mais informações entre em contato com ela pelo Insta: @ammurbach

         ou Email: amor.murbach@gmail.com